O objetivo da nossa economia é o de fornecer ao maior número de pessoas interessadas as condições de alcançarem seus objetivos pessoais. Cabe notar neste caso que é uma condição necessária que os indivíduos tenham objetivos, que não almejem apenas a sobrevivência.
Para tanto, temos que diferenciar as condições como sendo úteis, necessárias ou suficientes para se atingir um objetivo. Vejamos alguns exemplos para tais conceitos ficarem um pouco mais claros.
Vamos supor que uma pessoa esteja com fome e tenha por objetivo sacia-la. Caso ele decida comer uma banana, este meio será útil para atingir o objetivo e pode mesmo ser suficiente, caso ele venha a comer uma quantidade grande de bananas. Contudo, não se trata de uma condição necessária para matar a fome, visto que para aplacar a fome podem-se comer outras coisas.
Já comer pode ser considerado uma condição necessária para se aplacar a fome, mas não suficiente. Isto porque quem come uma quantidade pequena de comida não aplaca sua fome, o comer somado a uma quantidade grande de comida se tornam em condições suficientes e necessárias.
Portanto, o objetivo de nossa economia é o de possibilitar que os indivíduos sejam capazes de se desenvolver, se atingir metas, fornecendo para isto condições mínimas necessárias, porém não suficientes.
Diriam alguns que se uma pessoa tem condições matérias para fazer escolhas, quaisquer que sejam suas ações ela estará almejando alcançar seus objetivos. Contudo nós propomos uma análise mais minuciosa sobre o indivíduo, de forma que esta análise não fique tão simplista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário